k2baudit 3.0 A melhor ferramenta para auditar com GeneXus

k2baudit k2btools delfasoft fabricio de los santos

Pouco tempo atrás no Blog de K2BTools em espanhol foram apresentadas as novas funcionalidades que chegam no K2B Tools 7.0, nesta oportunidade vamos falar de K2B Audit, outro produto que integra a suíte de k2btools.

Para aqueles que não conhecem este produto, anexamos aqui uma breve descrição:

K2B Audit é uma ferramenta que permite auditar as alterações realizadas ao banco de dados de qualquer aplicação GeneXus  de forma completamente transparente ao desenvolvedor, gerando triggers dentro do banco de dados.

Ao trabalhar a nível de DBMS, se auditam as alterações realizadas tanto desde a aplicação GeneXus, como desde qualquer outra aplicação como também aquelas operações realizadas de forma manual diretamente no banco de dados.

Durante a execução da aplicação, são gravados os registros de auditoria em cada operação realizada nas tabelas que desejamos auditar. Posteriormente podemos consultar quais foram as alterações realizadas a um registro particular, vendo os valores anteriores e posteriores as alterações, em que momento foram realizadas, e que usuário fez a mudança.

Para ter uma melhor ideia da solução, invitamos a assistir o vídeo em espanhol que aparece embaixo, pertencente a canal de k2btools em youtube, que mostra em maior detalhe as capacidades da ferramenta.

Novas funcionalidades

Esta versão de K2B Audit possui várias melhoras, aumentando a quantidade de dados incluídos dentro dos registros de auditoria e a capacidade de poder fazer consultas por distintas dimensões. Desta forma a análise é enriquecida no histórico das alterações de cada registro.

Seleção de atributos para auditar

A partir desta versão o desenvolvedor poderá determinar dentro de uma transação auditada, quais atributos devem ser auditados e quais não. Para isso existe uma propriedade chamada “Audit Attribute” no nível de atributo dentro de uma transação.

Esta propriedade é visível nos atributos que forma parte da tabela base da transação associada.

k2baudit k2btools delfasoft fabricio de los santos

Para atributos que se encontram na tabela base da transação, mas não estão na transação que se está trabalhando, existe outra propriedade para determinar se estes atributos devem ou não ser auditados.

Descrição dos atributos auditados

Nesta nova versão, no momento de gerar os triggers, será atualizada a descrição dos atributos no banco de dados de auditoria. Com essa informação, usuários não familiarizados com o esquema de banco de dados poderão contar com descrições mais simples de entender.

Informação de UTL incluída em dados de auditoria

Adiciona-se uma funcionalidade nos triggers para armazenar. Junto com dados que foram alterados numa operação, informação de UTL em que a operação foi realizada também é armazenada. Por exemplo, agora poderá saber em que data foi realizado um commit da UTL, ou qual foi o objeto que realizou o commit.

Alem disso, foram incluídas opções para explodir dados de auditoria para que, partindo de uma operação auditada, podamos ver todas as operações que foram realizadas dentro da mesma UTL.

k2baudit k2btools delfasoft fabricio de los santos

Estes câmbios facilitaram a tarefa de analisar os registros de auditoria no momento que recolhem mais informação sobre como foram realizados esses câmbios, e que programa o fez.

K2BAuditAnalyzer

K2BAuditAnalyzer inclui também várias melhoras. Temos que lembrar que esta ferramenta é a que permite ao usuário final consultar e, forma amigável e potente, toda a informação de auditoria recolhida durante a operação da aplicação. 

Dentro das melhoras devemos destacar que, nesta nova versão o desenvolvedor poderá configurar como deseja executar o processo de conversão de registros de auditoria, para que sejam consultados pelo usuário. 

Isto é importante no caso em que temos bancos de dados com alta carga de operações, onde a informação recolhida é muita, pelo que o processo de conversão pode demorar muito tempo.

Em K2B Audit 3.0, são incluídos parâmetros que o usuário pode ajustar permitindo inclusive executar várias instancias em paralelo, para aproveitar ao máximo os recursos disponíveis. Também em quanto os processos que se executam, poderá ter um status de quantos registros vão sendo convertidos. Ao finalizar poderá obter valores de quanto tempo demorou a conversão e quantos registros foram convertidos. 

A nova versão está chegando… aguarde. Até a próxima,

Fabricio De los Santos

__________________________________________________________
ScrumMaster, Project Manager, Coaching and Mentoring GeneXus
K2B Tools Agent – The best Patterns Tool to integrate with GeneXus
www.fabriciodelossantos.com
www.delfasoft.com.br

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.